O Arraial Académico é mais do que um espetáculo musical — é uma celebração vibrante da alma universitária portuguesa, onde a tradição das tunas académicas se encontra com o espírito festivo dos arraiais populares.
Inspirado na sonoridade das tunas, com arranjos brejeiros, nostálgicos e contagiantes, o projeto mergulha na rica herança musical dos estudantes de capa e batina, evocando memórias, sorrisos e o pulsar da vida académica.
A base do espetáculo assenta no Grupo Académico Seistetos da Universidade de Évora, com os seus fundadores — Mário Moita, Luís Trindade e Jorge Amaral — a conduzirem o palco com mestria, humor e emoção. Combinando vozes afinadas, harmonias típicas e uma presença musical forte de acordeonistas, o espetáculo transporta o público para uma viagem que passa pelas desgarradas, bailes espontâneos , ineditos, e momentos de pura alegria boémia desde o Quim Barreiros até ao Emanuel!
Entre músicas tradicionais das tunas (Mulher Gorda, Estava a assar Sardinhas etc,), fados académicos, modas populares e surpresas bem-humoradas, o Arraial Académico convida o público a dançar, cantar e brindar — como se estivesse no pátio de uma república, ou numa noite mágica da Queima das Fitas.
EM BREVE VIDEOS AO VIVO EM BORBA (FESTA DO QUEIJO 2025)
NOVA MUSICA DE VERÃO!
Trofeu Gonzagao, FenaOstra festival. e Festa Portuguesa de Belo Horizonte!
apresentação do tema A BOTA
Grupo académico seistetos- RTP
ao vivo no programa Preço Certo da RTP1-Portugal
ESpectaculo alegre!
NOVA MUSICA DE MARIO MOITA
É bastante comum, que as Comunidades espalhadas pelo mundo, e no Brasil não é diferente, convidem artistas portugueses para mitigar a saudade inerente ao imigrante, de modo geral.
Entretanto, nem sempre os artistas que nos chegam, correspondem ao que deles se espera; valores exorbitantes, falta de carisma, ausência de integração e doação a
É bastante comum, que as Comunidades espalhadas pelo mundo, e no Brasil não é diferente, convidem artistas portugueses para mitigar a saudade inerente ao imigrante, de modo geral.
Entretanto, nem sempre os artistas que nos chegam, correspondem ao que deles se espera; valores exorbitantes, falta de carisma, ausência de integração e doação ao espectáculo de modo a satisfazer todas as gerações.
E é aqui, que entra um Alentejano da melhor qualidade, que canta e encanta e mostra saber como agradar a todas as gerações . Conta histórias, fala de Portugal sem bairrismo, entende o que se passa pelo mundo e capta, como poucos, nossos sentimentos.
Falo de Mario Moita que já se apresentou por várias vezes no seio da Comunidade Luso-Brasileira em Pernambuco e pelo Brasil.
A apresentação de Mário Moita em Campinas foi sem sombra de dúvida uma das que mais gerou comentários das pessoas que o assistiram, além é claro, do silencio que há muito tempo não conseguiamos ter num espetáculo de fado.
Outra constatação foi a de que o público presente não saiu da sala antes da última música de Mário Moita. A Diretoria
A apresentação de Mário Moita em Campinas foi sem sombra de dúvida uma das que mais gerou comentários das pessoas que o assistiram, além é claro, do silencio que há muito tempo não conseguiamos ter num espetáculo de fado.
Outra constatação foi a de que o público presente não saiu da sala antes da última música de Mário Moita. A Diretoria da Casa de Portugal foi cumprimentada pelo belo espetáculo apresentado.
As pessoas elogiaram o artista e a forma de show que fez. Um show que não era esperado pela maioria. Mesmo dias depois da apresentação ainda encontramos pessoas dizendo: Foi um grande espetáculo. Esse Mário Moita é muito bom. Precisa voltar a Campinas.
Acabámos de ver sua apresentação no Jo Soares. Foi tão bom como o espectáculo que deu aqui em Manaus! Muito bom mesmo! Estamos bem representados fora de Portugal. É um orgulho termos portugueses como o Mário a difundir a nossa cultura.
MÁRIO MOITA é um artista maior, múltiplo, talentoso e versátil. Passeia por tons e cores do fado e também de outros estilos. Mário é de Braga, do Alentejo, do Brasil e de Portugal, cheio de novidades no repertório cuidadoso e criativo. Um grande artista, um cidadão do bem, um amigo que tenho a honra de poder falar poucas palavras, mas com carinho e admiração. Mário do Fado, Mario de Portugal, Mário do Brasil, ele deixou a sua marca extraordinária em MINAS GERAIS, por onde passou por três vezes nas Festas Portuguesas realizadas em Belo Horizonte, cujos fãs desejam que ele retorne também em 2023.
Dr Claudio Motta, Vice presidente da Câmara Portuguêsa de Comercio de Minas Gerais, Brasil
The show that mario and his band gave at new year's eve was one of the most brilliant that went through this house! thanks!
John Ferreira, Casa do Alentejo, Toronto, 2018