
Mário Moita, estudou na Univ Dos Açores na Ilha terceira, e ficou muito ligado à cultura Açoriana. Em 2014 realizou um estudo/Recolha da tradição Oral Açoriana na Ilha de Santa catarina. Desde entao atraves do Governo dos Açores desenvolveu uma palestra cultural sobre a cultura Açoriana para crianças dos 7 aos 12 anos
Através desta palestra cultural açoriana a ser apresentada em escolas de cidades litorâneas de Santa Catarina, pretendo ter os seguintes objetivos:
1.Promover as ilhas dos Açores nas escolas, para que as crianças tenham uma maior noção da cultura açoriana.
2. Compreender o espaço geográfico português e sua relação histórica com o Brasil;
3. Relacionar o passado e o presente através da história e da música
4. Identificar mudanças e permanências do passado relacionado com os tempos atuais;
5. Que as escolas e seus professores possam também ter mais conhecimentos e materiais didácticos sobre as nove ilhas dos Açores, tal como aconteceu nas escolas de Florianópolis.
6. Ao promovermos a cultura açoriana nas crianças do litoral catarinence, estamos indirectamente a promover nas famílias delas e assim chegamos a um grande número de pessoas.
Este projeto visa à apresentação de temas históricos e culturais de uma forma lúdica e interativa a fim de despertar nos espectadores curiosidades e questionamentos sobre sua cultura e origens históricas. Moramos no Brasil, porém conhecemos muito pouco sua história e sua cultura. Os livros de história, muitas vezes tornam-se enfadonhos, tomados de temas repetitivos e descontextualizados.
Por que não ultrapassar o lugar comum e apresentar a história de uma forma mais estimulante e viva? O navegador/palestrante saiu dos livros e vai dar uma aula alegre e divertida para as crianças! Florianópolis adorou! É a vez de mais cidades!
Terminando com musica açoriana, o Brasil é usualmente explicado através da fábula das três raças, como o resultado da fusão de africanos, indígenas e portugueses (DAMATTA, 1981 ). Na música, no entanto, as explicações mencionam as influências africanas e portuguesas, suprimindo a música indígena da tríade. Do ponto vista dessas explicações, o universo melódico e harmônico da música popular brasileira estaria ligado à herança portuguesa e o rítmico à herança africana (BASTOS, 2008). “ In Nicolay, 2012.
Pretende dar a conhecer ás crianças das escolas das cidades comtempladas uma ideia positiva e bonita das ilhas dos açores, que tanto contributo deu na identidade socio-cultural do litoral catarinence.
O perfil serão crianças em idade escolar dos 7 aos 12 anos, de todas as nacionalidades, etnias, e classes econômicas





